segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pizza de couve-flor

Ando numa busca por alimentação com poucos hidratos de carbono, mas variada e divertida. Nesta busca, deparei-me com pizzas sem massa. Eu já tinha feito, há uns anos, pizzas em que a base é carne picada e/ou soja moída e ficam bem boas, mas queria algo diferente. Procurei um pouco e encontrei, no Recipe Girl, algo que me encheu o olho: pizza de couve-flor... sim, leram bem: couve-flor. Fiquei tentada e decidida e pensei logo em fazê-la para o almoço de sábado que iria ser passado no escritório. E, assim, foi!
Claro que não é o mesmo que a pizza tradicional, mas tenho a dizer-vos que fiquei convencida: não dá muito trabalho fazer e fica muito apetitosa! Recomendo!

Ingredientes
2 chávenas de couve-flor picada ou ralada
1 chávena de queijo mozzarela ralado (ou outro queijo, ou mistura de queijos)
1 ovo
orégãos
molho de tomate
queijo mozzarela, q.b.
pimento verde e pimento vermelho, q.b.
rebentos de soja, q.b.
1/2 cebola picada
azeite




Rale a couve-flor no ralador de queijo (foi o que fiz e não dá muito trabalho; mas, pode ser picada na 1,2,3 com cuidado para não ficar em puré). e leve ao micro-ondas durante cerca de 8 minutos, para amaciar. Retire e deixe arrefecer, um pouco. Depois, junte a couve-flor, o queijo ralado, o ovo e os orégãos. Envolva bem. Coloque numa forma untada com um pouco de azeite (eu utilizei, também, papel vegetal com um pouco de azeite) e espalhe bem, para ganhar a forma redonda de base de pizza (estes ingredientes deverão dar para 2 pizzas com cerca de 25cm de diâmetro, cada). Regue com um pouco de azeite para ajudar a tostar. Leve ao forno, a 220ºC, durante cerca de 15 minutos ou até ficar dourada.

Entretanto, prepare a cobertura: Salteie, num pouco de azeite, pimentos vermelho e verde em tiras, rebentos de soja e a cebola picada. Polvilhe com orégãos e deixe cozinhar.

Cubra a base da pizza com molho de tomate, o preparado de pimentos e rebentos de soja e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno, durante cerca de 5 minutos, para derreter o queijo.

E, depois, deliciem-se: fica mesmo bom!



NOTA: a cobertura da pizza tem de ser cozinhada previamente, pois a 2ª ida ao forno é, apenas, para derreter o queijo e aquecer a pizza.


E, aqui, no trabalho, acompanhada de uma bela salada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário